O Research Centre for Greenhouse Gas Innovation iniciou suas atividades em 2015 e, de lá para cá, já desenvolveu mais de 46 projetos com a participação de mais de 400 pesquisadores. Desde sempre conta com a parceria da Shell Brasil, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e da Universidade de São Paulo (USP).
Após cinco anos de existência, encontra-se em nova etapa, na qual programas, propostas e aplicações visam contribuir para que o Brasil alcance o compromisso firmado no Acordo de Paris de 2015 – a redução de emissão de gases de efeito estufa. E vem recebendo ainda mais apoio, tanto de agências de fomento à pesquisa como do setor produtivo, a exemplos da Repsol Sinopec Brasil e da Eneva, em busca das melhores soluções para uma sociedade de carbono neutro. O NDF é um dos laboratórios de pesquisa associados ao RCGI com diversos dos seus membros trabalhando em projetos do centro.
O RCGI se divide em cinco programas: NBS (Nature Based Solution), BECCS (Bioenergy, with Carbon Capture and Storage), CCU (Carbon Capture and Utilization), GHG (Greenhouse Gases) e ADV (Advocacy). Os projetos são integrados e sinergicamente alimentam e são retroalimentados com informações dos demais programas incluídos no portfólio. Para conhecer mais sobre o centro, acesse www.usp.br/rcgi.