Artigo publicado – “Thermodynamical model of an atmospheric steam engine”.

Thermodynamical model of an atmospheric steam engine
Os alunos de doutorado Vítor Bortolin e Bernardo Lemos, de pós-doutorado Rodrigo Amaral sob a supervisão do Prof. Julio Meneghini e com a colaboração de um ex-aluno de doutorado do NDF, o Prof. Cesar Freire (UFABC) publicaram o artigo “Thermodynamical model of an atmospheric steam engine”. Neste artigo, o objetivo principal foi a consideração de dados reais de gases para melhorar, da forma mais geral possível, o modelo termodinâmico, do ciclo de motores a vapor atmosféricos adiabáticos e isotérmicos. Este trabalho também tem como objetivo estudar a mudança no rendimento com variações no título inicial do vapor, razão de expansão, temperatura do condensador e superaquecimento do vapor. O software Engineering Equation Solver (EES) foi utilizado para simulação numérica e para provisão de dados para resolver o sistema de equações em cada ciclo.
O trabalho está disponível no link: https://doi.org/10.1007/s40430-021-03209-9