Tainá Gomes Rodovalho
Graduada em Engenharia Mecânica Industrial pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IFMA – (2010) e mestre em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp – (2012), na área de Mecânica dos sólidos e projeto mecânico. Professora EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus São José dos Campos/Petrobras desde 2014. Doutoranda em Engenharia Mecânica de Energia e Fluidos na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) com pesquisa em simulação numérica, interação fluido-estrutura, biomecânica e transferência de massa.
Título da tese: Avaliação da biodistribuição de fármaco na infusão intratecal através de simulações computacionais considerando a interação fluido-estrutura.
Orientador: Bruno Carmo
Início: 2022
Programa de pós-graduação: Engenharia Mecânica, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.
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Luís Carlos Pires Videira
Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista – UNESP/Ilha Solteira – (1997) e mestre em Ciências pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica – ITA (2002), na área de Aerodinâmica, propulsão e energia. Professor EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus São José dos Campos/Petrobras desde 2013. Doutorando em Engenharia Mecânica de Energia e Fluidos na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) com pesquisa em análise experimental da administração de medicamentos por infusão intratecal. Experiência na área da mecânica dos fluidos, tendo atuado na Embraer com redução de dados aerodinâmicos obtidos experimentalmente em túneis de vento bem como obtidos de ensaios em voo, além de análises de cargas aerodinâmicas. Acrescenta-se ainda conhecimentos em aerodinâmica de veículos.
Título da tese: Estudo experimental in vitro da dispersão de fármaco administrado por via intratecal no espaço subaracnóideo.
Orientador: Bruno Carmo
Início: 2022
Programa de pós-graduação: Engenharia Mecânica, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.
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Luiz David Ricarte de Souza Custódio
Aluno de doutorado em engenharia mecânica (área 3152 – Engenharia de Controle e Automação Mecânica), fiz graduação e mestrado na Universidade Federal do Ceará também em Engenharia Mecânica.
Título da tese: Aplicação de modelagem e simulações numéricas para a avaliação de esforços mecânicos em aerogeradores imersos em esteiras.
Orientador: Demetrio Cornilios Zachariadis / Bruno Souza Carmo
Início: 2021
Programa de pós-graduação: Engenharia Mecânica, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.
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Felipe Maffei
Possui graduação em engenharia mecânica pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2018) e mestrado em engenharia de energia e fluidos pela Universidade de São Paulo (2021). Atualmente vinculado ao Research Center for Gas Innovation (RCGI) trabalhando no projeto Design of Smart Labyrinth Seals for Mitigation of GHG emissions in pneumatic machines (compressors and turbines) .Área de pesquisa: CFD e otimização topológica em fluidos.
Título da tese: On Topology optimization of labyrinth seals considering turbulent and compressible flows using TOBS-GT Method
Orientador: Emílio Carlos Nelli Silva
Início: 2021
Programa de pós-graduação: Engenharia Mecânica, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.
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Nathália Weber
Doutoranda em Engenharia Mecânica de Energia e Fluidos na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), com pesquisa focada em simulação numérica de reservatórios para armazenamento geológico de CO2. Mestre em Ciências, na área Tecnologia da Energia, pela USP, com período de intercâmbio no IFP Energies Nouvelles (França). Graduada em Engenharia de Petróleo, pela Universidade Santa Cecília (2016).
Título da tese: Multiscale analysis of trapping mechanisms by dissolution and mineralization during geological storage of CO2 in Rio Bonito Formation.
Orientador: Julio Romano Meneghini
Início: 2020.
Programa de pós-graduação: Engenharia Mecânica, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.
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Gabriel Borelli Martins
Graduação em Engenharia Mecânica pelo Centro Universitário da FEI (2011) e mestrado pela Escola Politécnica da USP na área de Engenharia Mecânica de Energia e Fluidos (2016). Pesquisador assistente do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT) e doutorando na Escola Politécnica da USP (área de aerodinâmica veicular). Experiência nas áreas de Engenharia Mecânica, com ênfase em Mecânica dos Fluidos e Vibrações Mecânicas. Tem atuado principalmente nos seguintes temas: engenharia do vento, aerodinâmica de construções civis e navais, aerodinâmica de veículos, interação fluido estrutura, conforto de pedestres devido à ação mecânica do vento, visão computacional e machine learning.
Título da tese: Controle otimizado do escoamento separado pela interferência passiva de pequenas hastes posicionadas na esteira próxima.
Orientador: Gustavo Assi
Início: 2017
Programa de pós-graduação:
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Rodolfo Curci Puraca
Graduado em 2013 em mecânica de precisão, atuou em pesquisas em sensoriamento bolométrico para plasma em tokamak, e em 2016 graduou-se em engenharia mecânica, trabalhando por 2 anos em uma empresa de desenvolvimento de parques eólicos no Brasil. Concluiu o mestrado em 2019, na Universidade de São Paulo, sobre otimização aplicada a casos de deterioração de pás de turbinas eólicas e testes de turbinas eólicas onshore em CFD e continua como aluno de doutorado, com linha de pesquisa em simulação computacional de dinâmica de fluidos de turbinas eólicas onshore e offshore, considerando a aeroelasticidade, além de participar do grupo de modelagem e simulação de sistemas híbridos de energia para embarcações, para o Centro de Pesquisa de Inovação em Gás (RCGI).
Título da tese: Simulações aeroelásticas para turbinas eólicas offshore flutuantes em águas profundas.
Início: 2020.
Orientador: Bruno Souza Carmo.
Programa de pós-graduação: Engenharia Mecânica, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.
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Breno de Almeida Avancini
Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo (2018). Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase na área térmica. Já trabalhou com pesquisas de simulação computacional de escoamentos supersônicos. Também atua na indústria com foco no desenvolvimento de produtos para processos industriais. Sua linha de pesquisa de doutorado é focada no desenvolvimento de modelo para simulação de escoamentos compressíveis com mudança de fase.
Título da tese: Modelagem numérica do escoamento de misturas de fluidos em altas velocidades com mudança de fase
Orientador: Bruno Souza Carmo
Início: 2021
Programa de pós-graduação: Engenharia Mecânica, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.
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Bernardo Luiz Harry Diniz Lemos
Possui graduação em Engenharia Mecânica (2016) pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG) e mestrado em Engenharia Mecânica de Energia e Fluidos (2020) pela Escola Politécnica (EP) da Universidade de São Paulo (USP). Participa dos projetos de pesquisa vinculados ao Research Centre for Gas Innovation (RCGI) da parceria FAPESP/Shell e também dos projetos de bioengenharia do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (InCor). Possui experiência na área de Engenharia Mecânica em soldagem, reatores nucleares de pesquisa, motores de combustão interna, bioescoamentos e técnicas ópticas de medição.
Título da tese: Otimização do Dispositivo de Assistência Ventricular Centrífugo Pediátrico através da Análise do Escoamento por PIV.
Orientador: Julio Romano Meneghini.
Início: 2020.
Programa de pós-graduação: Engenharia Mecânica, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.
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Guilherme Bueno Aquino de Oliveira
Doutorando em Engenharia Mecânica de Energia e Fluidos na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), com pesquisa focada em simulação numérica de simulação computacional de dinâmica de fluidos para estimativa de recurso eólico por meio da integração entre modelos de diferentes escalas de simulação. Mestre em Ciências e Engenharia de Petróleo pela Unicamp, na área de Engenharia de Reservatórios. Graduado em Engenharia Mecânica pela Unicamp.
Título da tese: Integração entre modelos climáticos de mesoescala e modelos de microescala da zona crítica de operação de parques eólicos.
Orientador: Bruno Souza Carmo.
Início: 2019.
Programa de pós-graduação: Engenharia Mecânica, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.
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Lattes
Vitor Augusto Andreghetto Bortolin
Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo (2016) e mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo (2019). Participa dos projetos de pesquisa desenvolvidos na Escola Politécnica em parceria com a FAPESP-Shell e FAPESP-Incor . Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em mecânica dos fluidos experimental, técnicas ópticas de medição, combustão e análise de imagens.
Título da tese: Estudo do escoamento na saída de um dispositivo de assistência ventricular pediátrico (DAVP).
Orientador: Julio Romano Meneghini.
Início: 2019.
Programa de pós-graduação: Engenharia Mecânica, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.
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Icaro Amorim de Carvalho
Doutorando em Engenharia Mecânica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e graduado em Engenharia Física pela Universidade Federal de São Carlos com período sanduíche na University of British Columbia em Engenharia Mecânica.
Título da tese: Optimisation of control rods’ configuration for suppression of vortex-induced vibrations over bluff bodies.
Orientador: Gustavo Assi.
Início: 2019.
Programa de pós-graduação: Engenharia Mecânica, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.
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Lattes
Orcid
Alexandre Ferreira Guedes Olender
Formado em Engenharia Mecânica e de Automóveis (2017), no Instituto Militar de Engenharia, tendo feito um intercâmbio de 1 ano na Universidade de Manchester em Engenharia Mecânica, por meio do Ciências sem Fronteiras (2015/16).
Título da tese: Development of software for modelling and inversion using high-order discontinuous numerical methods
Orientador: Bruno Souza Carmo
Início: 2018.
Programa de pós-graduação: Engenharia Mecânica, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.
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Fernando Geremias Toni
Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo (2014) e mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo (2018). Atuando principalmente nos seguintes temas: Tubos Flexívies, Elementos Finitos, Carcaça Intertravada, Macroelementos Finitos.
Título da tese:
Orientador: Clovis de Arruda Martins.
Início: 2018.
Programa de pós-graduação: Engenharia Mecânica, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.
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Marielle de Oliveira
Primeira Graduação (Dezembro de 2016), Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (Rendimento Final Acadêmico: 7.5/10). Segunda Graduação (Dezembro de 2017) em Engenharia Aeroespacial, (Rendimento Final Acadêmico: 8/10) ambas pela Universidade Federal de Santa Catarina.
Experiência com desenvolvimento de pesquisa através de Iniciação Científica durante a vida acadêmica em diferentes áreas, tais como, otimização de processos de obtenção de materiais especiais (biopolímeros). Desenvolvimento de sensores para posicionamento e mobilidade de veículos não-tripulados utilizando o software FEKO. Estágio acadêmico realizado no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) desenvolvendo análises de diferentes problemas envolvendo fluidodinâmica, transferência de calor e escoamentos compressíveis, utilizando o software MATLAB para modelagem matemática das equações governantes e o FLUENT, para modelagem de CFD. Atualmente é aluna de Doutorado da Escola Politécnica da USP, departamento de Engenharia Mecânica, e faz parte da equipe de pesquisadores do Núcleo de Dinâmica e Fluidos (NDF). Desenvolvendo a modelagem de CFD para turbinas eólicas flutuantes através do software OpenFOAM.
Título da tese:Numerical Modeling and Simulation of Horizontal Axis Floating Offshore Wind Turbines.
Orientador: Bruno Souza Carmo
Início: 2018
Programa de pós-graduação: Engenharia Mecânica, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.
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Jairo Paes Cavalcante Filho
Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade de Brasília (1978), Mestre em Ciências em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo (2020) e mestrado em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (2013). Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Energia & Fluidos. Tem experiência em Métodos Numéricos e Simulação para Engenharia, desenvolvimento de Software para Plataformas Offshore de exploração de petróleo, ferramentas para CAD/CAE/CAM, HPC e VR. Larga experiência em todas as áreas de Tecnologia da Informação, trabalhando em equipes multidisciplinares globais em projetos locais e internacionais como um Infrastructure Architect global. Na área de Engenharia Mecânica, tem trabalhado com pesquisa de escoamentos supersônicos compressíveis turbulentos, contribuindo com rotinas para problemas aeronáuticos ao software aberto SU2, optimização paramétrica e avaliação de sensibilidades geométricas e não-geométricas através do uso do Método Adjunto. Na área de Ciências da Religião tem atuado principalmente nos temas: Apocalíptica, Apócrifos e Pseudepígrafos, Literatura do Cristianismo Primitivo, Indexação de Manuscritos Gregos do NT, tradução do grego antigo e Criticismo Textual do NT. Contribuições regulares ao INTF da Universidade de Muenster.
Título da tese: Numerical modeling and simulation of horizontal axis floating offshore wind turbines.
Orientador: Ernani Vitillo Volpe.
Início: 2020
Programa de pós-graduação: Engenharia Mecânica, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.
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Ulisses Adonis Silva Costa
Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2013) com experiência nas áreas de Bioengenharia e Ciências dos Materiais. Mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo (2020), na área de Energia e Mecânica dos Fluidos. Atualmente, realiza pesquisas nas área de condensação (substâncias puras e misturas) e separação de misturas usando um separador supersônico.
Título da tese: Development of gas supersonic separators – optimisation, numerical simulation and experiments.
Orientador: Ernani Vitillo Volpe.
Início: 2020
Programa de pós-graduação: Engenharia Mecânica, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.
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Jonas Mendonça Targino
Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Paraíba (2015), mestrado em Sistemas de Informação com foco em Inteligência Artificial (IA) pela Universidade de São Paulo (2018), e atualmente presta Doutorado em Engenharia Elétrica com foco em IA também pela Universidade de São Paulo. Desenvolve pesquisas na área de Aprendizado de Máquina, Sistemas Biométricos, visão computacional, processamento de imagens e sísmica de exploração.
Título da tese:
Orientador: Anna Helena Reali Costa.
Início: 2019
Programa de pós-graduação: Engenharia Mecânica, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.
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Claus Naves Eikmeier
Pesquisador no Centro de Pesquisa para Inovação em Gás (RCGI), membro em projeto de pesquisa na área de sísmica com Full Waveform Inversion (FWI), e doutorando em Mecânica Computacional pela Universidade de São Paulo (EPUSP-USP, 2018). Mestre em Geofísica pela Universidade de São Paulo (IAG-USP, 2018), com pesquisa e dissertação sobre o método MASW (Multichannel Analysis of Surface Waves). Bacharel em Geofísica pela Universidade de São Paulo (IAG-USP, 2014) e Licenciado em Física pela Universidade de Franca (UNIFRAN, 2019). Na área da educação possui experiência como professor de Física e Matemática para alunos do ensino fundamental ao superior, e na área de geofísica com métodos sísmicos envolvendo as técnicas de reflexão, refração e, principalmente, ondas de superfície, além de inversão sísmica.
Título da tese: FWI cycle skipping mitigation with an intermediate data approach based on dynamic time warping.
Orientador: Ernani Vitillo Volpe.
Início: 2018.
Programa de pós-graduação: Engenharia Mecânica, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.
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David Alejandro Lazo Vásquez
Doutorando em Engenharia Mecânica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, na área de dinâmica dos fluidos computacional para escoamento multifásico, utilizando análise de estabilidade linear e métodos de elementos finitos na plataforma FEniCS Project. Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Escola Politécnica Nacional do Equador (2015), revalidada pela Escola Politécnica da USP, onde trabalhou na avaliação de ciclo de vida ambiental (Life-cycle assessment) de usinas hidroelétricas desse país, em parceria com o Instituto Nacional de Eficiência Energética e Energias Renováveis. Foi professor de Laboratório de Física e Fundamentos de Matemáticas na Universidade Regional Amazônica do Equador (2017), onde trabalhou em projetos de extensão de educação de adultos de comunidades indígenas.
Título da tese: Simulação dinâmica de escoamentos intermitentes em configurações de terrenos montanhosos (hilly terrain).
Orientador: Jorge Baliño
Início: 2020
Programa de pós-graduação: Engenharia Mecânica, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.
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Hélio Correa da Silva Junior
Engenheiro Naval (2000) e Mestre em Ciências (2012) pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Doutorando pela Universidade de São Paulo e Engenheiro Naval na empresa Amazônia Azul Tecnologias de Defesa S.A. Atua na área de Engenharia Naval e Oceânica, com ênfase em Hidrodinâmica de Navios e Sistemas Oceânicos. Também atua na área de Dinâmica dos Fluidos Computacional.
Título da tese:
Orientador: Gustavo Assi
Início:
Programa de pós-graduação: Engenharia Mecânica, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.
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