Sistemas híbridos de potência para embarcações

16/07/2020

Hoje em dia, há uma preocupação crescente em reduzir emissões de embarcações de forma a minimizar o impacto da poluição atmosférica no ambiente. Isto significa que a indústria naval precisa se preparar para este novo futuro e desenvolver sistemas de potência que sejam mais limpos e eficientes. Uma alternativa que pode ser empregada é a utilização de sistemas híbridos, que empregam baterias para armazenar energia. Assim, torna-se possível eliminar transientes de carga no motor, deixando o motor funcionando numa condição padrão para fornecer uma carga base e utilizando os sistemas de armazenamento para dar conta das demandas transientes extras. A aplicação de sistemas híbridos em embarcações traz uma série de novos desafios, principalmente no que se refere à ordem de grandeza da potência consumida e do gerenciamento de riscos. Além do emprego de sistemas híbridos, utilizar combustíveis alternativos com baixo teor de enxofre também é uma opção a ser considerada para reduzir a emissão de poluentes, e isto por sua vez levou à consideração do Gás Natural Liquefeito como uma alternativa de curto prazo para substituir os óleos mais pesados utilizados atualmente como combustível. Uma promissora opção de mais longo prazo é utilizar gás natural em células a combustível. Estes sistemas são bastante eficientes, porém sua tecnologia ainda não está suficientemente dominada para que possam ser aplicados com segurança em embarcações. Analisaremos todas estas alternativas, considerando desempenho, custo, segurança e necessidade de infraestrutura a fim de quantificar os benefícios econômicos, economia de combustível, melhora da eficiência e redução das emissões.