Desenvolvimento de uma nova solução de turbina eólica offshore flutuante para águas brasileiras: Jappaku FOWT

20/07/2020

A busca contínua por energia limpa e renovável é um dos principais desafios do século XXI. Nesse cenário, a energia eólica aparece como uma das alternativas mais atraentes. Mesmo que a solução mais comum para a instalação das turbinas eólicas seja a onshore, as turbinas eólicas offshore estão sendo consideradas em vários esforços de pesquisa nos últimos anos. Vários aspectos da engenharia offshore precisam ser investigados mais profundamente para que esta solução possa ser mais eficiente. Este projeto de pesquisa concentrou-se em uma dessas questões, a saber, a dinâmica das turbinas eólicas offshore flutuantes (FOWTs). Foram estudados movimentos induzidos por fluxo e onda, manutenção do mar e resposta hidroelástica do casco, bem como o comportamento estrutural das linhas de ancoragem. Abordagens numéricas, experimentais e teóricas foram empregadas em conjunto. No final do projeto, uma nova solução FOWT foi proposta. Este projeto foi aprovado na Chamada de Propostas CAPES -JSPS Número 22/2017. Além do mencionado desenvolvimento científico, este projeto de pesquisa também aprimorou a cooperação Brasil e Japão anteriormente estabelecida pelos grupos de pesquisa da EPUSP – Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e UTokyo – Universidade de Tóquio. Houve intercâmbios envolvendo alunos de doutorado, pesquisadores de pós-doutorado e professores de ambas as instituições.