Pós-docs

21/07/2020

Adriano Grigolo

FotoDoutor em Física pela UNICAMP (métodos semiclássicos). Pós-doutorando na Escola Politécnica da USP (dinâmica molecular, dinâmica de fluidos).

Projeto de pesquisa: Estudo de interface fluido-sólido através de simulações atomísticas.

Início: 2021.

Orientador: Julio Romano Meneghini.

Publicações e indicadores:

Lattes       Orcid


Otavio Beruski

Possui Doutorado em Ciências, sub-área Química com concentração em Físico-química, pelo Instituto de Química de São Carlos da Universidade de São Paulo (2017). Possui graduação em Química Tecnológica pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2011). Atualmente é pesquisador em nível de Pós-Doutorado na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, atuando no desenvolvimento de dispositivos eletroquímicos para conversão de energia. Durante a graduação, realizou estágios de Iniciação Científica nos tópicos de Eletroquímica, especificamente cinética eletroquímica e síntese potenciodinâmica de polímeros semicondutores; e Química Quântica e Computacional, especificamente estrutura eletrônica e simetria molecular. Tem amplo interesse em simulação de processos físicos e processamento de dados utilizando métodos computacionais. 

Projeto de pesquisa: Conceitos para um reator eletroquímico para redução seletiva de CO.

Início: 2021.

Orientador: Julio Romano Meneghini.

Publicações e indicadores:

Lattes


Lucas Franceschini

Lucas FRANCESCHINI | University of São Paulo, São Paulo | USP | Departamento de Engenharia Mecânica (PME) (POLI)Possui graduação em engenharia mecânica pela Escola Politécnica da USP (2015), graduação (duplo diploma) em engenharia matemática e modelagem pela ENSTA ParisTech (2015). Possui o grau de “Master of Science” pela Ecole Polytechnique e UPMC (2015) em mecânica dos fluidos e doutorado realizado no ONERA (Office National d’Etudes et de Recherches Aérospatiales, 2019).

Projeto de pesquisa: Evolution and stability of aerodynamic wakes of deep water floating offshore wind turbines.

Início: 2020.

Orientador: Bruno Souza Carmo.

Publicações e indicadores:

Lattes      Google Scholar    Icon Researchgate — Páginas Pessoais - UTFPR  Reseach Gate


Vitor Cano

Possui Bacharelado em Gestão Ambiental pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP (2010), Mestrado em Ciências (Saúde Pública) pela Faculdade de Saúde Pública da USP (2014), com estágio de pesquisa no Instituto de Engenharia da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM), e Doutorado em Ciências(Sustentabilidade) pela USP com doutorado sanduíche no departamento de engenharia ambiental da Columbia University (2020). Atualmente, atuando em programa de pós-doutoramento com foco em biotecnologia e biologia molecular aplicada a sistemas bioeletroquímicos para geração de energia, tratamento de águas residuárias e processos avançados de conversão de nitrogênio.

Projeto de pesquisa: Desenvolvimento de sistemas bioeletroquímicos para conversão direta de resíduos em eletricidade.

Início: 2020.

Orientador: Julio Romano Meneghini.

Publicações e indicadores:

Lattes    Google Scholar      Publons     Icon Researchgate — Páginas Pessoais - UTFPR Research Gate


Thiago de Freitas Viscondi

Foto do(a) Thiago de Freitas ViscondiPossui Bacharelado em Física pela Universidade Estadual de Campinas (2006), Mestrado em Física pela Universidade Estadual de Campinas (2009) e Doutorado em Física pela Universidade Estadual de Campinas (2013). Atualmente, realizando pós-doutorado na Universidade de São Paulo, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemas Hamiltonianos não-canônicos, aproximações semiclássicas e dinâmica molecular.

Projeto de pesquisa: Simulações de Dinâmica Molecular do Fluxo de Couette.

Início: 2017.

Orientador: Julio Romano Meneghini.

Publicações e indicadores:

Lattes      Publons    Google Scholar


Naiyer Razmara

Pesquisador de pós-doutorado, RCGI, USP, out 2018 até o momento Professor Assistente do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Azarbaijan Shahid Madani, 2014-2018 Ph.D. Em Engenharia Mecânica, Conversão De Energia, Universidade De Tabriz, 2010-2014 Mestrado em Engenharia Mecânica, Conversão de Energia, Sahand University of Technology, 2007-2010 Bacharel em Engenharia Mecânica, Calor e Fluido, Universidade de Mohaghegh Ardabili, 2003-2007.

Projeto de pesquisa: Simulação de escoamentos internos com dinâmica molecular para reduzir perdas de carga em dutos para transporte de CO2, CH4 e óleo.

Orientador: Julio Romano Meneghini.

Publicações e indicadores:

Lattes


Sara Malvar

É graduada da Universidade de Brasília em Engenharia Elétrica com ênfase em controle e análise dinâmica não-linear e Mestra Ciências Mecânicas pela Universidade de Brasília na área de Mecânica dos Fluidos. Terminou o doutorado em Engenharia Mecânica na Universidade de São Paulo com dois períodos sanduíches (Universidade de Tóquio pelo programa SEELA em 2018 e Universidade da Pensilvânia pela FAPESP em 2019). Teve seus trabalhos agraciados com prêmios nacionais três vezes e foi finalista do concurso de divulgação de ciência FameLab 2017. Atualmente trabalha em duas frentes: com Mecânica dos Fluidos de suspensões ativas e/ou vivas. Neste contexto, seus temas de interesse são reologia, microhidrodinâmica, bioengenharia, locomoção em baixo número de Reynolds e análise dinâmica não-linear. E com machine learning em problemas de inversão para reologia e geologia, análises preditivas e modelagem matemática. Possui também experiência em docência presencial na Universidade de Brasília e na UDF e na de forma EAD com machine learning na Udacity e Alura.

Projeto de pesquisa: Aplicações de aprendizado de máquina para geração de malha e inversão de forma de onda completa para velocidade sísmicas

Início: 2020

Orientador: Julio Romano Meneghini

Publicações e indicadores:

Lattes


Ivan Korkischko

Doutor em Engenharia Mecânica (Energia e Fluidos), Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (2011). Graduado em Engenharia Mecânica, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (2006). Minha atual posição é pós doutor no Research Centre for Gas Innovation (RCGI-EPUSP). Desenvolveu pesquisa em dinâmica dos fluidos experimental no período de 2004-12 no Núcleo de Dinâmica e Fluidos (NDF) da EPUSP, nas áreas de estabilidade hidrodinâmica, escoamento ao redor de corpos rombudos e interação fluido-estrutura. Entre 2012 e 2015 desenvolveu pesquisa experimental no Instituto de Aerodinâmica e Tecnologia do Escoamento (AS-EV, Göttingen/Alemanha) do Centro Aeroespacial Alemão (DLR). O projeto de pesquisa investigou diferentes configurações de voo em formação de Micro Veículos Aéreos (MVAs). Desde 2016 desenvolve pesquisa na área de células a combustível no Centro de Células a Combustível e Hidrogênio (CCCH) do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN), utilizando métodos numéricos para a otimização do escoamento nos canais de células a combustível do tipo PEM. Possui extensa experiência com as seguintes técnicas: canal de água circulante, túnel de vento, células de carga, velocimetria por imagem de partículas (PIV) e sua variante estereoscópica (Stereo PIV), análise e visualização de dados, métodos numéricos aplicados a dinâmica dos fluidos, dinâmica dos fluidos computacional (CFD).

Projeto de pesquisa: Ejetor de alta eficiência para compressão de gás.

Início: 2020

Orientador: Julio Romano Meneghini

Publicações e indicadores:

Lattes


Alexsandro Kirch

Possui graduação em Física Licenciatura e Bacharelado pela Universidade Federal de Santa Maria (2010/2011). Obteve o título de mestre (2014) e doutor (2018) em ciências pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Pós-doutorando do Research Centre For Gas Innovation na Escola de Engenharia da USP, trabalhando com modelagem em multiescala de sistemas envolvendo gás natural. 

Projeto de pesquisa: Simulação de escoamentos internos com dinâmica molecular para reduzir perdas de carga em dutos para transporte de CO2, CH4 e Óleo.

Início: 2021

Orientador: Julio Romano Meneghini

Publicações e indicadores:

Lattes


Keith Jared Roberts

Possui graduação em Atmospheric and Oceanic Science pela SUNY-State University of Stony Brook(2012), mestrado em Atmospheric and Oceanic Science pela SUNY-State University of Stony Brook(2015) e doutorado em Civil Engineering pela University of Notre Dame(2019). Atualmente é Post-doctoral fellow da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Engenharia Hidráulica.

Projeto de pesquisa: Software techonologies for modeling and inversion, with applications in seismic imaging.

Início: 2020

Orientador: Rafael dos Santos Gioria

Publicações e indicadores:

Lattes